Thursday, July 25, 2013

Protocolos de Internet

Você provavelmente já ouviu falar de vários protocolos da Internet. Por exemplo, o protocolo de transferência de hipertexto é o que usamos para ver sites da Web através de um browser - que é o que o http representa na frente de qualquer endereço da Web. Se você já usou um servidor de FTP, você contou com o protocolo de transferência de arquivos. Protocolos como esses e dezenas de outros criam o quadro em que todos os dispositivos devem funcionar para fazer parte da Internet .

Dois dos protocolos mais importantes são o Protocolo de Controle de Transmissão (TCP) e o protocolo de Internet (IP). Costumamos a agrupar os dois juntos - na maioria das discussões sobre protocolos da Internet, você vai vê-los listados como TCP/IP.

O que esses protocolos fazem? No nível deles mais básico, estes protocolos estabelecem as regras de como a informação passa através da Internet. Sem essas regras, você precisaria de conexões diretas para outros computadores para acessar as informações que possuem. Você também precisa tanto o seu computador e o computador de destino para entender uma linguagem comum.

Você provavelmente já ouviu falar de endereços IP. Estes endereços seguem o protocolo da Internet. Cada dispositivo conectado à Internet tem um endereço IP. Isto é como uma máquina pode encontrar outro através da rede massiva.

A versão do IP que a maioria de nós usa hoje é IPv4, que é baseado em um sistema de endereçamento de 32 bits. Há um grande problema com este sistema: Nós estamos ficando sem endereços. É por isso que a Força-Tarefa de Engenharia da Internet (IETF) decidiu em 1991 que era necessário desenvolver uma nova versão do IP para criar endereços suficientes para atender a demanda. O resultado foi o IPv6, um sistema de endereçamento de 128 bits. Isso é suficiente para acomodar a crescente demanda por acesso à Internet para o futuro previsível.

Quando você quiser enviar uma mensagem ou obter informações a partir de outro computador, os protocolos TCP/IP são o que fazem a transmissão possível. O seu pedido sai na rede, atingindo servidores de nome de domínio (DNS) ao longo do caminho para encontrar o servidor de destino. O DNS aponta o pedido na direção certa. Uma vez que o servidor de destino recebe a solicitação, ele pode enviar uma resposta de volta para o seu computador. Os dados podem percorrer um caminho completamente diferente para voltar para você. Esta abordagem flexível para a transferência de dados é parte do que torna a Internet uma ferramenta tão poderosa.

No comments:

Post a Comment